Você está aqui: Página Inicial O Projeto

O Projeto

06/09/2011

Onda Jovem se renova e vai a campo

 

Em nova fase, o Portal lança as Oficinas Onda Jovem com conteúdo inédito para a educação de jovens. Em novo formato, o portal realiza uma virada especial: sai do papel e se renova no espaço virtual para colocar em prática, com as Oficinas Onda Jovem, o conhecimento construído nas edições da revista impressa ao longo de cinco anos.

 

ONDAJOVEM começou como um projeto de comunicação, lançado em março de 2005 em duas versões: a revista impressa e o site. Em ambos os formatos, o enfoque sempre foi o segmento juventude, na perspectiva de quem lida com o jovem – educadores, profissionais de diversos setores sociais, especialistas e estudiosos - e do próprio jovem que deseja influir no modo como é percebido pela sociedade.

Patrocinado pelo Instituto Votorantim, o projeto é antes de tudo um investimento social no potencial da juventude brasileira, cuja força demográfica se destacará nas próximas duas décadas, totalizando uma população inédita de quase 36 milhões de jovens em 2025.

O portal ONDA JOVEM tem uma abordagem para temas transversais que coloquem o desenvolvimento integral do jovem como eixo principal, buscando a diversidade de perspectivas e a multiplicidade de leituras do assunto. Por meio de reportagens, ensaios e entrevistas com jovens e profissionais especializados, busca trazer para a agenda pública temas que valem reflexões, contribuindo para enriquecer o debate e avançar nas soluções.

O portal busca, ainda, ampliar a oferta de informação ao leitor, atualizando e renovando seus conteúdos diariamente. Fornece notícias sobre o universo juvenil e do terceiro setor e reserva espaços especiais para educadores e para os jovens.

 

Oficinas testam repertório ONDA JOVEM

A partir de 2011, o projeto passou a aplicar o conteúdo colecionado ao longo dos anos de experiência da revista e do site. As aplicações, realizadas em turmas de jovens em organizações sociais, são sistematizadas e compartilhadas aqui no portal. O objetivo, nesta nova fase, é funcionar como uma espécie de laboratório de testes de materiais pedagógicos.

São dezenas de roteiros de oficinas, dinâmicas e jogos cooperativos criados a partir dos temas abordados na revista Onda Jovem.  Todo o material pedagógico é gratuito e pode ser reproduzido e aplicado em ambientes educativos de jovens. Para conhecer este repertório, acesse a seção MATERIAL PEDAGÓGICO. Na sequência, navegue pelos RELATOS DE OFICINAS para entender como os materiais são aplicados. Por fim, acesse a CENTRAL DE CONTEÚDO para baixar materiais de apoio.

O acervo das revistas impressas continua disponível aqui no portal. Confira.

Para receber o boletim Onda Jovem ou mandar suas dúvidas, críticas e opniões escreva para contato@ondajovem.com.br.

Seja bem-vindo e boa leitura!