Você está aqui: Página Inicial Notícias Revista Veras amplia debates e reflexões sobre ensino e aprendizagem

Revista Veras amplia debates e reflexões sobre ensino e aprendizagem

02/06/2011

O Instituto Superior de Educação Vera Cruz (ISE) lança a Revista Veras, um periódico semestral, em formato digital, voltado à divulgação de estudos e reflexões no campo da educação. O lançamento faz parte do VII Encontro de Educação e Cultura que o ISE promove em sua sede, em São Paulo, até amanhã, dia 3. O evento é destinado ao aperfeiçoamento de educadores, tendo como tema “Cultura escolar: em busca da diversidade”.

Veras está no endereço www.veracruz.edu.br/ise/revistaveras, apresentando-se como espaço aberto “a todos os autores que quiserem compartilhar da discussão e da análise da educação na atualidade”. A revista eletrônica não se restringe a um segmento educacional específico: “... todos os níveis de ensino, como todos os aspectos que envolvem o ensino e a aprendizagem, podem ser contemplados, por meio de reflexões que contribuam para uma ampla e diversificada abordagem da problemática educacional contemporânea”.

Em seu primeiro número, Veras apresenta artigos sobre o direito à educação, com foco na educação especial tanto de alunos superdotados quanto daqueles portadores de deficiências. Outros textos discutem a questão da autoria na produção de textos e a formação teórica do professor. Há ainda um relato da experiência do projeto Ilha de Vera Cruz, que atende comunidades carentes na modalidade EJA (Educação de Jovens eAdultos), e uma resenha sobre a obra  da antropóloga francesa Michele Petit, Os jovens e a leitura – uma nova perspectiva (Editora 34).

Cultura das brincadeiras

No Encontro de Educação e Cultura, destaca-se o tema do último dia, “Brinquedos e brincadeiras das crianças brasileiras”, apresentado pela educadora Renata Meirelles, que desde 1994 pesquisa brincadeiras de diferentes regiões brasileiras. Ela é idealizadora do Projeto BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica, um projeto de intercâmbio lúdico em comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia, e autora do livro “Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil”, publicado em 2007.

No evento do ISE, Renata promoverá  uma oficina para mostrar a cultura da infância do ponto de vista da própria criança. Produções, saberes e anseios, de crianças de Norte a Sul do Brasil, serão apresentadas em imagens. Na sequência, as discussões serão coordenadas pelo fundador da ONG Doutores da Alegria, Wellington Nogueira, que é também professor do curso de pós-graduação em Educação Lúdica do ISE Vera Cruz.

Fonte: Onda Jovem/ ISE Vera Cruz

comments powered by Disqus