Você está aqui: Página Inicial Notícias Projeto compila dados de 140 pesquisas em educação e oferece caminhos para melhorar o aprendizado

Projeto compila dados de 140 pesquisas em educação e oferece caminhos para melhorar o aprendizado

31/05/2011

O Instituto Ayrton Senna e a ONG Todos pela Educação lançaram recentemente o site Caminhos para Melhorar o Aprendizado. Por meio de um abrangente estudo, o endereço eletrônico visa contribuir para o desenho de políticas públicas mais efetivas na promoção do aprendizado dos alunos, identificando – e se possível mensurando – a magnitude dos seus impactos.

A ferramenta, voltada a pais, gestores públicos e escolares, professores, especialistas e à comunidade em geral, oferece dados sobre condições e fatores intervenientes no processo de aprendizado. As referências foram extraídas de 140 pesquisas científicas nacionais e internacionais.

No endereço eletrônico é possível encontrar informações sobre cinco eixos: recursos da escola, plano e práticas pedagógicas, gestão da escola, gestão da rede de ensino e condições das famílias. Para cada um dos eixos há subitens com dados mais detalhados. No caso de recursos da escola, por exemplo, são abordados a exposição dos alunos ao professor, a situação do professor, a infraestrutura da escola e seus recursos pedagógicos.

O projeto de produção do site, que incluiu o trabalho de pesquisa de dados, teve início em 2007. A iniciativa foi coordenada pelo economista Ricardo Paes de Barros e envolveu 17 pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-RJ).

Ao todo, cerca de 600 pesquisas foram analisadas pela equipe do projeto para a seleção dos 140 estudos adotados como referência para o projeto.

Fonte: Pauta Social

comments powered by Disqus