Você está aqui: Página Inicial Notícias Programa de Educação no Trânsito conscientiza 800 mil alunos brasileiros

Programa de Educação no Trânsito conscientiza 800 mil alunos brasileiros

01/06/2011

Um programa criado em Curitiba em 2006 tem contribuído para melhorar a educação no Trânsito. Trata-se do  “Se Essa Rua Fosse Minha”, criado em 2006 pelo empresário curitibano Faruk El-Khatib, diretor da Editora Fama. O trabalho consiste na distribuição de materiais didáticos sobre o bom comportamento no trânsito para estudantes e docentes de escolas municipais.

O kit, composto por um livro do aluno, um livro dos pais e outro dos professores, um manual de instruções, DVD, um jogo da memória, um cartaz, uma bolsa de material reciclável e um certificado de conclusão de curso, incentiva o respeito e civilidade nas ruas.

De acordo com Faruk, o programa aparece como o mais completo já visto no país, sobre o tema ao qual se propõe a abordar. Dentre os seus diferenciais está o tempo de duração: durante cerca de oito meses, temas como leis de trânsito, dicas para pedestres, comportamento adequado dentro dos veículos, cuidados no transporte escolar, atenção na entrada e saída de escolas, atenção em locais onde a sinalização é precária, preservação do meio ambiente, segurança na hora de se divertir e exercícios de cidadania são abordados em sala de aula. Além disso, é disponibilizada uma cartilha para os pais, que também aprendem sobre o tema.

“Além disso, para aplicar o programa aos alunos, os professores recebem uma capacitação para melhor aproveitamento do material durante a grade curricular”, explica Faruk. “O programa atinge diretamente os alunos do 1.º ao 9.º ano do ensino fundamental e indiretamente os educadores, pais, transportadores escolares e a comunidade em geral”, afirma.

Durante dez anos o empresário Faruk pesquisou e avaliou os dados do trânsito brasileiro e se deparou com números preocupantes. “Os assustadores números de mortes e acidentes me motivaram a criar algo nessa área”, explica.

Atualmente, os números do “Se Essa Rua Fosse Minha” no Brasil são bastante expressivos: 800 mil alunos atendidos, mais de 120 municípios beneficiados e mais de 3.500 professores capacitados desde 2006. As perspectivas são igualmente otimistas: o programa deverá ultrapassar a marca de um milhão de alunos até o final de 2011.

Fonte: Nota 10

comments powered by Disqus