Você está aqui: Página Inicial Notícias Juventude é tema de abertura de debates sobre direitos e comunicação no Ceará

Juventude é tema de abertura de debates sobre direitos e comunicação no Ceará

27/05/2011

A partir desta sexta-feira, 20 de maio, o tema comunicação e direitos humanos será pauta de debates, ao longo de 2011, na Universidade Federal do Ceará (UFC), nordeste brasileiro. A ação Palavras de Liberdade, do projeto de extensão Liga Experimental de Comunicação, tem como objetivo discutir como a comunicação pode atuar na efetivação de direitos. Para começar, a Juventude será o mote do primeiro evento desse projeto.

A atividade, que será realizada no Auditório José Albano, inicia às 17 horas com o lançamento da ação e, a partir das 18 horas, inicia-se o debate. Uma das convidadas é a jornalista da Revista Viração, Vânia Aparecida, de São Paulo.

A Viração é um projeto de educomunicação, criado em 2003, no qual os participantes, dentre outros projetos, produzem a Revista cujas matérias são feitasa partir do olhar de crianças, adolescentes e jovens.

Valdenor Moura, também palestrante, irá compartilhar a trajetória da TV Janela, do Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), que funciona no bairro Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza. A TV Janela, veículo comunitário que funciona desde 2003, tem como objetivo possibilitar aos jovens do bairro experiências com o jornalismo de rua, com o audiovisual e com outras técnicas comunicacionais.

Deisimer Gorczevski, professora do curso de Comunicação da UFC, participará do debate a partir de sua contribuição acadêmica, tendo em vista a sua produção em temas relacionados à juventude e à mídia. Como o trabalho de doutorado de Deisimer, cujo título é "Micropolíticas da Juventude e Visibilidades Transversais”.

O Palavras de Liberdade discutirá a questão da mídia e dos direitos humanos a partir de cinco temáticas, além de juventude: diversidade de gênero, meio ambiente, violência e inclusão digital. Para cada tema, será realizada uma mesa-redonda aberta ao público, com especialistas locais e nacionais.

Os temas, abordados nos debates, serão a base para a produção de um programa de rádio a ser veiculado pela Rádio Universitária FM 107,9. Posteriormente, os programas produzidos estarão disponíveis para distribuição para rádios universitárias e comunitárias de todo o Brasil.

As inscrições para o debate são gratuitas e podem ser feitas, antecipadamente, através do blog do projeto (palavrasdeliberdadeufc.blogspot.com) ou no dia do evento. Às 17 horas, antes do debate, haverá o lançamento da ação Palavras de Liberdade.

Fonte: Adital

comments powered by Disqus