Você está aqui: Página Inicial Notícias Inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira

Inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira

27/05/2011

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, cujas provas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro, abre inscrições na próxima segunda-feira, 23, às 10h, e até o dia 10 de junho, às 23:59h. A taxa de inscrição continua R$ 35. Alunos da rede pública não pagam e os de escolas particulares podem pedir isenção. O edital com informações detalhadas sobre o exame deste ano será publicado hoje no Diário Oficial do União.

Em entrevista coletiva concedida ontem, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, confirmou que em 2012 o exame terá duas edições, e a primeira será em 28 e 29 de abril. A intenção é dar aos estudantes mais oportunidades para concorrer a vagas em instituições de educação superior, a bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mais segurança

De acordo com Malvina, o Enem deste ano terá processo mais avançado do que o das provas anteriores. Ela informou que o Inep constituiu um grupo de operações logísticas para garantir segurança em cada etapa do exame, desde a impressão na gráfica até a distribuição e aplicação.

Nesta seleção, os candidatos não poderão entrar na sala com relógios, mas cada sala terá um marcador de tempo. Além disso, os estudantes deverão desligar celulares e outros aparelhos eletrônicos e colocá-los em um porta-objetos específico, que será entregue nos locais de prova.

Malvina informou que mais de 400 mil pessoas trabalharão no Enem 2011. O exame será aplicado em 140 mil salas, em 1.599 municípios. A logística contará com mais de 6 mil escoltas.

“O Enem deu certo, é um processo irreversível; apenas precisa ser aperfeiçoado cada vez mais, como todo e qualquer processo”, disse a presidente.

O Enem terá a participação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e de uma empresa de gestão de risco chamada Módulo. O Inmetro irá certificar a gráfica onde o exame será impresso.

À Módulo caberá verificar a logística do exame. De acordo Malvina, a empresa já está mapeando todas as etapas de aplicação da prova para evitar problemas.

Segundo Dênio Menezes, diretor de gestão e planejamento do Inep, a Módulo já atuou nas eleições e nos jogos Pan Americanos.

A aplicação e correção do Enem novamente ficarão a cargo do Cespe, ligado à UnB, e da Fundação Cesgranrio.

Fonte: Nota 10

comments powered by Disqus