Você está aqui: Página Inicial Notícias III Encontro de Negras, Negros e Cotistas da UNE (Enune)

III Encontro de Negras, Negros e Cotistas da UNE (Enune)

27/05/2011

A União Nacional dos Estudantes (UNE) realizará em Salvador, entre os dias 20 e 22 de maio, o III Encontro de Negras, Negros e Cotistas da UNE (Enune). O encontro é uma das ferramentas para avançar na luta por uma sociedade justa, igualitária e livre da opressão do racismo. Durante os dias do evento,  os (as) participantes discutirão a educação numa perspectiva anti-racista com o propósito de elaborar, de forma conjunta com o poder publico e a sociedade civil, formas de enfrentamento ao racismo.

O Enune está em sua terceira edição e será realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O acesso à educação, assim como a valorização da cultura negra e o combate a discriminação étnico-racial, constituem os principais eixos organizadores das pautas reivindicatórias do movimento negro brasileiro, compreendendo a educação formal como um elemento instrumental para neutralizar os efeitos nocivos da escravidão e reposicionar a população negra na extratificação social.

Com uma programação extensa, o III Enune tem como eixo central a discussão “O Brasil após as Políticas de Ações Afirmativas: Desafios e Novas Perspectivas”, que visa à organização da agenda do Movimento Estudantil e o enfrentamento às formas de discriminação ainda presentes em nossa sociedade.

Estarão presentes a ministra Luiza Bairros (SEPPIR), Frei Davi (EDUCAFRO), Elias Sampaio (SEPROMI), Olívia Santana (UNEGRO), Íris Amâncio (ABPN), entre outros representantes de organizações.

O III Enune também contará com uma mostra  de trabalhos científicos sobre o tema da igualdade racial e combate ao racismo de estudantes de varias universidades brasileiras. São esperados mais de 600 estudantes de diversos estados do país, além de organizações dos diversos movimentos que constroem a luta antirracista.

Mais informações: www.unecombateaoracismo.blogspot.com<http://www.unecombateaoracismo.blogspot.com/

Fonte: site da UNE

comments powered by Disqus