Você está aqui: Página Inicial Notícias FEI convida estudantes para exposição de projetos e experiências em laboratórios

FEI convida estudantes para exposição de projetos e experiências em laboratórios

27/05/2011

Estudantes de ensino médio e fundamental, de escolas públicas e privadas, são os convidados especiais do 3º  FEI Portas Abertas, ação do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), composta de muita interação e experiências em mais de 80 laboratórios da Instituição.

O encontro será realizado neste sábado (21), das 9h às 17h, no campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção), com inscrição gratuita e antecipada pelo endereço www.fei.edu.br/portasabertas.

Durante a visita, os estudantes terão contato direto com pesquisas e inovações tecnológicas, e exemplos de aplicações inéditas em Administração, Ciência da Computação e Engenharia. Os visitantes poderão, ainda, tirar dúvidas sobre os cursos ministrados pela FEI. A programação reúne, também, exposição de projetos desenvolvidos por alunos e professores e palestras preparadas especialmente para o FEI Portas Abertas.

Algumas atrações

Administração : O departamento programou uma palestra especial às 10h sobre finanças e vai abordar o tema O cartão de crédito é um estímulo ao consumo?, com o professor Wilson Pires, do curso de Administração.

Ciência da Computação : No laboratório de Engenharia de Usabilidade, os visitantes vão conhecer uma nova maneira de interagir com os sistemas computacionais por meio do SunSpot, um dispositivo que permite executar comandos com movimento das mãos, capturando direção, ângulo, velocidade e temperatura. Outra atividade será na área de Realidade Aumentada, com a apresentação de alguns programas em que o usuário poderá interagir com objetos 3D na tela.

Engenharia Elétrica - Uma das atividades será na área de Engenharia Biomédica, envolvendo sinais elétricos do corpo humano. Nessa experiência, os alunos poderão ver de perto como os sinais elétricos podem ajudar na reabilitação de pacientes. Outra atividade mostrará como é o desenvolvimento de um aparelho de televisão, com a exposição de todos os circuitos que fazem parte do equipamento, além de informações sobre a evolução do televisor.

Engenharia de Automação e Controle – Nessa área, o visitante poderá interagir com robôs hexápode, capazes de caminhar e desviar de obstáculos, e humanóide, que executam alguns movimentos semelhantes aos do ser humano. Outra atração será o cachorro-robô Aibo, desenvolvido pela Sony® e utilizado como plataforma de pesquisa pela FEI. Ao ouvir ‘let’s dance’ (vamos dançar) o Aibo dança e quando ouve ‘shake hands’ (aperto de mãos), levanta a ‘patinha’ para o dono e diz ‘nice to meet you’ (prazer em conhecê-lo).

Engenharia de Materiais – Os visitantes poderão acompanhar duas experiências nessa área, uma delas a modelagem de peças de polímeros por injeção. Outra atividade é na área de modelagem e fundição, em que um técnico prepara antecipadamente o modelo de uma peça que será fundida. O modelo é colocado numa caixa de fundição bipartida que gera um molde. O modelo é retirado e no seu lugar é vazado alumínio fundido.

Engenharia Química – A proposta é acompanhar um estudo da velocidade de reações químicas. Serão demonstrados alguns aspectos fundamentais da cinética das reações químicas, especialmente o efeito da concentração dos reagentes sobre as velocidades das reações químicas. Outra atividade envolve oxigênio e combustão espontânea, com a apresentação dos princípios de combustão, por meio de experimentos que contemplam diversas modalidades.

Matemática – Jogos lógicos e enigmas matemáticos são as experiências dessa área, que apresentará problemas de lógica, enigmas e curiosidades matemáticas por meio de um software desenvolvido especialmente para o 3 º FEI Portas Abertas.

Engenharia Mecânica – Os visitantes poderão acompanhar de perto como funciona um dinamômetro. Serão apresentados diversos motores a gasolina e diesel, desmontados, bem como uma maquete dinâmica de um motor de seis cilindros a diesel. O objetivo é mostrar parâmetros adquiridos como rotação, torque, consumo de combustível, temperaturas, pressão e vazão de ar.

Ainda na Engenharia Mecânica, o visitante poderá participar da apresentação sobre o veículo off-road Bajão, totalmente projetado e desenvolvido na FEI, e até percorrer um circuito no carro.

Engenharia Civil – Um dos experimentos a ser realizado envolve fissuração em viga de concreto armado. Com lupas graduadas, o visitante poderá ver como é o processo de fissuração de viga de concreto armado submetida a esforços de flexão não esperados em projeto. Os estudantes poderão aplicar carga com o macaco hidráulico e acompanhar o comportamento da estrutura até o rompimento. O limite de carga para acontecer o rompimento é de 4 toneladas.

Engenharia Têxtil - No Laboratório de Malharia, os visitantes poderão conhecer o funcionamento de uma máquina de malharia circular de grande diâmetro com dispositivo especial para utilização de fios de elastano. Haverá também exposição de peças têxteis utilizadas na área automobilística e roupas esportivas.

Engenharia de Produção – Realização de plantão de dúvidas, visitas aos laboratórios e demonstração de fluxo de uma fábrica utilizando o software Promodel.

Física – No laboratório de Física das Radiações serão apresentados conceitos como o que é radioatividade, como é absorvida pelo corpo humano. Serão discutidas ainda as consequências do desastre do reator da usina de Fukushima, no Japão. Outra atividade envolve tempestades atmosféricas. A sessão irá explorar alguns experimentos relacionados à eletrostática e mostrar como a natureza elétrica das tempestades pode influenciar na vida humana. Os experimentos envolvem ainda campos magnéticos. os estudantes poderão conferir de perto, por exemplo, como funciona um gerador de corrente alternada. Com o movimento das mãos, por meio de uma manivela, é possível ascender lâmpadas fluorescentes ou incandescentes.

Fonte: Assessoria

comments powered by Disqus