Você está aqui: Página Inicial Notícias Defensores paulistas celebram data com atendimento jurídico a crianças e adolescentes em abrigos e unidades de internação

Defensores paulistas celebram data com atendimento jurídico a crianças e adolescentes em abrigos e unidades de internação

27/05/2011

Para celebrar o Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado na próxima quinta-feira (19/5), Defensores Públicos paulistas irão promover atendimento jurídico e atividades de educação em direitos a crianças e adolescentes que estão em unidades socioeducativas de internação e em abrigos.

As atividades fazem parte da Campanha Nacional promovida pela Associação Nacional dos Defensore Públicos (Anadep), cujo tema é “Crianças e Adolescentes – Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente”.

As visitas ocorrerão em todas as 28 cidades do Estado onde a Defensoria Pública possui unidades de atendimento (veja cronograma abaixo). Na ocasião, serão distribuídas cartilhas temáticas e Defensores Públicos que atuam na área de infância e juventude irão promover atendimento jurídico e de educação em direitos, além de trabalhar em conjunto com equipes técnicas responsáveis.

Para o coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública, Defensor Público Diego Vale de Medeiros, o evento afirma o compromisso da Defensoria na garantia dos direitos da criança e do adolescente nas áreas cível e infracional. “A Defensoria Pública de São Paulo atua em sintonia com o Estatuto da Criança e do Adolescente, que busca efetivar os direitos de adolescentes internados e de crianças que estão em unidades de acolhimento institucional”, afirma. Diego aponta, ainda, que a iniciativa de prestar atendimento jurídico em unidades de internação e de abrigos com a abrangência desse projeto é pioneira.

Campanha Nacional

A Campanha “Crianças e Adolescentes - Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente” ocorrerá simultaneamente em todo o país, com foco em comunidades carentes.

Além de unidades socioeducativas de internação e abrigos, Defensores de todo o território nacional prestarão atividades de educação em direitos em escolas públicas, centros comunitários, centros de referência e assistência social e demais espaços públicos de apoio a crianças e adolescentes.

A Campanha é uma parceria da Anadep com as Defensorias Estaduais, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais e Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.

Para saber mais: http://www.anadep.org.br/

Fonte: Assessoria

comments powered by Disqus