Você está aqui: Página Inicial Notícias Curso de Empreendedorismo Social da Escola da Juventude

Curso de Empreendedorismo Social da Escola da Juventude

01/11/2017

Inscrições abertas até 16/11/2017

Projeto vai selecionar 40 jovens da região da Mata do Norte de Pernambuco. As atividades estão previstas para acontecer de novembro/2017 a junho/2018

A região da Mata Norte do Estado de Pernambuco, em especial os municípios Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Goiana, são os locais escolhidos para o desenvolvimento de mais uma edição do Escola da Juventude.

O projeto se propõe a ser um espaço de formação para 40 jovens, na faixa etária de 16 a 29 anos e trabalha habilidades sociais, ajuda a desenvolver capacidades de liderança, protagonismo e empreendedorismo. Além disso, as formações procuram valorizar as potencialidades da juventude, como criatividade e idealismo, para favorecer um olhar empreendedor capaz de promover seu próprio desenvolvimento e da comunidade.

Nesta edição, a “Escola da Juventude – Curso de Empreendedorismo Social” abordará temas para cultivar, despertar ou impulsionar qualidades e habilidades empreendedoras capazes de influenciar e promover o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável. Esse segundo momento levou em consideração as necessidades e desafios levantados na primeira edição do curso.

A ideia consiste em estimular a participação cidadã e o empreendedorismo, a partir de abordagens comuns ao Instituto Fonte, como a descoberta do potencial de cada jovem e do fazer em grupo, com olhar sensível para o processo de desenvolvimento do contexto em que vivem.

O objetivo é o de criar um ambiente propício para que jovens:

  1. possam conhecer e aprofundar suas compreensões sobre suas comunidades e a complexidades das relações e questões que a permeiam;
  2. possam conhecer e discutir sua própria condição de jovem, o papel de cada um face ao seu próprio desenvolvimento e face ao desenvolvimento de suas comunidades;
  3. tenham espaços para descobrir e aprimorar suas capacidades e habilidades de liderança e de empreendedor, colocando-as a serviço de seu próprio desenvolvimento e do desenvolvimento de sua comunidade, e
  4. tenham oportunidades de se experimentarem e melhores condições de atuar, em suas próprias vidas, com a plenitude de seus potenciais.
  5. criem e desenvolvam seu projeto para atuar no mundo de forma empreendedora.

Um dos grandes desafios do programa será a seleção da turma, afinal, num programa com esses objetivos, a formação do grupo é um dos segredos para garantir bons resultados.

O programa pretende favorecer que os jovens possam inspirar outros grupos e atuem como provocadores de mudanças na sua própria vida e na comunidade a partir do seu exemplo e da sua força de intervenção nas questões socioambientais.

Sobre a região:

De acordo com o censo demográfico de 2010 do IBGE, a população da região da Mata Norte do Estado de Pernambuco conta com um total 30.635 jovens na faixa etária de 16 a 29 anos. No entanto, a maioria dos projetos realizados na região contempla outros públicos, prioritariamente crianças.

As alternativas de educação profissionalizante (Cursos do SENAC e do IFPE – Instituto Federal de Pernambuco) surgiram para contribuir no preenchimento das oportunidades de trabalho e renda oferecidos pelas empresas estabelecidas na região nos últimos anos.

A transformação econômica radical aconteceu com a implantação do Polo Industrial de Goiana, que inclui a indústria, farmacoquímica, vidreira e automotiva. A intensa transformação ocorre, principalmente, pela chegada da nova fábrica de automóveis da Fiat. É uma região de forte cultura canavieira, que teve nos últimos seis anos seu PIB elevado em 203%.

Inscrições abertas neste link até dia 16/11/2017. Divulgação da seleção dia 20/11/2017

Para acessar pelo site do Instituto Fonte acesse:http://new.institutofonte.org.br/escoladajuventude/

Para entrar em contato escreva para: escoladajuventude@institutofonte.org.br

O projeto acontece em parceria com funcionários da empresa Arconic (por meio da Fundação Arconic) e o apoio da organização Ponto Cidadão e a empresa Itamaracá Transportes.

Fonte: Assessoria de Imprensa

comments powered by Disqus