Você está aqui: Página Inicial Notícias Audiovisual leva conhecimento e cultura a jovens de assentamento no Ceará

Audiovisual leva conhecimento e cultura a jovens de assentamento no Ceará

27/05/2011

Criado em 2005, o Núcleo de Audiovisual do Coqueirinho (Nuac) capacita jovens agricultores em tecnologias de informação e comunicação. Neste sábado, a experiência será compartilhada com

os jovens dos assentamentos Ipanema, que fica no município de Alto Santo, e Barra do Feijão, em Tabuleiro do Norte.

No Coqueirinho, as inscrições iniciais para a capacitação contemplaram vinte jovens de 15 a 30 anos, que foram treinados em onze módulos, com um total de 40 horas/aula. Linguagem audiovisual, documentário, produção, edição, câmera” foram alguns dos temas trabalhados.

Com o aprendizado, os jovens já registraram várias histórias de comunidades da região. O Nuac foi implantado por um convênio com o Instituto Nacional de Colonização na Reforma Agrária (Incra), Banco do Nordeste (BNB) e a Organização Não Governamental (ONG) Encine, da cidade de Fortaleza. Com um recurso de 21 mil reais, os jovens compraram equipamentos e custearam as oficinas. Hoje, o Núcleo funciona em uma sede improvisada em um dos chalés construídos pela comunidade para receber turistas.

Já profissionalizados, os participantes do núcleo realizam coberturas de eventos da Prefeitura, para o qual recebem uma contrapartida. O recurso, além de cobrir as despesas da produção, é dividido entre os jovens que realizaram o trabalho.

O Assentamento Coqueirinho

O Núcleo de Audiovisual do Coqueirinho é somente uma das atividades realizadas pelos moradores da região. Eles também desenvolvem cultivos de hortas orgânicas, sistemas agro-florestais, apiário, banco de sementes e turismo agroecológico, além de serem articuladores da Bodega – Nordeste Vivo e Solidário (rede de socioeconomia solidária de produtores rurais).

Fonte: Adital

comments powered by Disqus