Você está aqui: Página Inicial Notícias Audiência destaca importância do Pronatec para o ensino profissionalizante

Audiência destaca importância do Pronatec para o ensino profissionalizante

27/05/2011

O Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), lançado no final do mês passado pelo governo federal, foi um dos assuntos da audiência pública realizada ontem (11) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE). O objetivo da reunião foi debater o ensino técnico profissionalizante - considerado fundamental, entre outras razões, para atender à crescente demanda por mão de obra qualificada.

Segundo a Agência Senado, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, explicou que o Pronatec, na verdade, corresponde a um conjunto de programas e envolve um conjunto de atores. Segundo ele, o programa visa incentivar e financiar vários outros programas de ensino, como o financiamento estudantil (Fies), e envolve diversas entidades, como as vinculadas ao Sistema S, que abrange o Sesi e o Senac.

Para Rafael Lucchesi, representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), "o Pronatec tem uma proposta inteligente, que busca envolver várias estruturas, na sua diversidade, em torno da agenda nacional de educação profissional".

Apesar de apoiar a iniciativa, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) alertou para o risco de que os cursos profissionalizantes tenham de lidar com a falta de alunos - egressos do ensino fundamental - preparados para absorver esse tipo de conhecimento. De acordo com Cristovam, "muitos deles são analfabetos funcionais".

Já a senadora Ana Amélia (PP-RS) perguntou a Eliezer Pacheco se os contingenciamentos orçamentários vão diminuir os recursos destinados ao Pronatec. Ele respondeu que não, acrescentando que "o contingenciamento anunciado pelo governo federal foi de custeio, e não de investimento".

Fonte: Nota 10

comments powered by Disqus