Você está aqui: Página Inicial Relatos de Oficinas Exposição no Anchieta revela talentos juvenis

Exposição no Anchieta revela talentos juvenis

31/08/2011
Após oficinas e atividades na comunidade, jovens do Projeto Anchieta apresentam trabalhos artísticos.

Na última sexta-feira, 15 de julho, a equipe Onda Jovem visitou mais uma vez o Projeto Anchieta para finalizar as atividades do primeiro ciclo de trabalho – confira aqui o que aconteceu na oficina 1 e na oficina 2. Tarde de sol ameno e comunidade reunida no espaço localizado na região do Grajaú para conferir o trabalho dos adolescentes.

O Ciclo 1 do Projeto Onda Jovem levou para o Anchieta uma reflexão que passa por dois temas centrais: família e territórios. “De onde eu venho, para onde eu vou” foi o questionamento proposto pelas educadoras do Onda Jovem. As oficinas quinzenais foram compostas por dinâmicas, jogos cooperativos, debates e exercícios práticos e o resultado final são as produções artísticas do grupo.

Confira aqui os três planos de aula que integram este ciclo.

 

Tarde em família

A realização de uma exposição faz parte da proposta pedagógica do projeto Onda Jovem. “As reflexões de sala de aula e as atividades de mobilização [tarefas que os jovens realizam fora do projeto, na comunidade] resultam em trabalhos muito ricos. A exposição é um momento para contemplar esta produção e extrapolar a proposta para além do público jovem. É neste dia que a comunidade tem a oportunidade de ver o que os alunos estão fazendo”, explica Marta Medeiros, da Equipe Onda Jovem.

expo_02.jpgDurante a exposição, o Espaço Anchieta ficou repleto de adultos, crianças e jovens. O cenário foi impecavelmente decorado pela equipe de educadores e jovens que participam do projeto. “Estamos muitos felizes. A oficina do Onda Jovem ajudou os jovens a refletirem sobre seus papéis na sociedade e na família. Os pais vieram aqui não só para testemunharem o encerramento, mas, sobretudo, para reconhecerem os impactos positivos do projeto nas famílias”, comentou Rosana Lima, coordenadora do Projeto Anchieta.

Entre os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, a exposição contou com poesia, desenhos, ensaio fotográfico, apresentação musical e a própria ambientação do pátio do projeto, inspirada nos Pilares da Familia que os jovens debateram em sala de aula, como diálogo, amor, relacionamento e confiança.

 

Jovens mostram suas produções

Um das mais empolgadas, a aluna Michelle M. Silva, 15, assumiu o papel de mediadora de leitura, além de compositora e intérprete de uma música sobre relacionamento familiar. A adolescente foi acompanhada na apresentação musical pelas alunas Ingrid Conceição dos Santos, Suelyns Afonso Leandro Silva, Amanda e Cyntia Gomes de Freitas.

Confira trecho da apresentação

expo_04.jpgexpo_03.jpg“Antes, quando meus pais chamavam minha atenção, eu não ligava, não dava a mínima importância para o que eles falavam. Agora, depois das oficinas, aprendi que, certos ou errados, devemos aprender a escutar os nossos pais. No fim, eles querem sempre o bem da gente”, declarou Ingrid Conceição dos Santos, de 15 anos.

A exposição contou, ainda, com uma retrospectiva fotográfica preparada pela equipe Onda Jovem. Os jovens relembraram, rindo e comentando, as atividades e jogos cooperativos desenvolvidos durante o Ciclo 1. “Vejo que eles até conseguiram reforçar mais os laços de amizade e solidariedade. As atividades ajudaram a pensar mais no coletivo”, revelou Andreia Alves, 28, que começou no projeto como educanda e hoje atua como educadora.

Ao longo do dia, famílias, educadores, jovens e crianças presentes puderam apreciar o trabalho produzido pelos alunos e se divertir em um tarde de atividades fora do comum no Projeto Anchieta. Doces, salgados e refrigerantes ajudaram a garantir o clima de festa. “Discutir o tema família e território com adolescentes não é tarefa simples. Além das oficinas em sala de aula e das atividades na comunidade, a produção artística ajudou a trabalhar os temas de forma leve e divertida. Acho que os jovens aqui presentes começam a olhar de forma diferente para estes temas daqui pra frente”, analisa Luciana Gil, da Equipe Onda Jovem.

 

Veja também:

- Oficina de alinhamento com educadores no Projeto Anchieta: “Família e escolhas Juvenis”

- 1ª oficina do Ciclo 1 no Projeto Anchieta

- 2ª oficina do Ciclo 1 no Projeto Anchieta

- 3ª oficina do Ciclo 1 no Projeto Anchieta

comments powered by Disqus