Você está aqui: Página Inicial Relatos de Oficinas Equipe Onda Jovem debate família e território com jovens

Equipe Onda Jovem debate família e território com jovens

25/10/2011
Após alinhamento com educadores, oficinas são desenvolvidas com adolescentes do projeto Anchieta, em São Paulo (SP).

O projeto Onda Jovem retornou ao distrito do Grajaú, em São Paulo, mais especificamente na sede do projeto Anchieta, para realizar a primeira oficina do Ciclo 1 com jovens. Depois do alinhamento (confira aqui como foi o encontro com educadores) com os profissionais que atuam na organização, era hora de convidar os jovens para a ação.

O tema desta primeira etapa de trabalho é ‘Família e Escolhas Juvenis’. A proposta é discutir com o grupo de adolescentes como são construídas as relações familiares e quais são os espaços de convivência presentes na região onde moram. “Escolhemos duas temáticas fundamentais para dizer quem é esse jovem: como funciona seu núcleo familiar e como ele vive em sua comunidade”, explica Marta Medeiros, uma das desenvolvedoras da metodologia do Ciclo do Onda Jovem.

Como de costume, o trabalho começou com um aquecimento. Todos os participantes se apresentaram e se aqueceram para o dia de trabalho. Ao todo, participaram 16 jovens, além de duas educadoras e uma coordenadora de projetos.

 

Conhecendo a Onda Jovem

Já acomodados em um grande círculo, os jovens conheceram um pouco do projeto Onda Jovem. As coordenadoras do projeto, Luciana Gil e Marta Medeiros, contaram um pouco da história desta iniciativa e, na sequência, colocaram uma provocação para os atentos adolescentes presentes: "De onde eu venho, para onde eu vou".

Os olhares questionadores e o semblante de dúvida se acentuaram. “Vocês não acham que a pergunta é muito complexa para ser respondida?”, questionou Ingrid dos Santos, uma das educandas do projeto Anchieta. A sequência de atividades por vir mostraria que, sim, a resposta para a indagação não é fácil. Mas que existem pistas a serem descobertas.

Para provocar reflexões, a equipe exibiu o vídeo “Tipos de família” que aborda as diferentes formas de organização da família moderna e sugere: “existe uma família ideal? E qual é a família real?”.

http://youtu.be/_37wm8MAGvI

O debate, pautado no vídeo, fez com que os jovens refletissem a sua realidade. “Minha família, por exemplo, tem dois núcleos: a casa do meu pai e a casa da minha mãe. Eu tive que aprender a lidar com isso”, contou Michele Silva. Ingrid complementou: “Essa música fala do sonho de família. Em casa a coisa é diferente. Com toda a correria, muitos dias eu mal vejo meus familiares.”

Jogos cooperativos

Para tornar a oficina mais dinâmica, a equipe Onda Jovem aplicou uma série de jogos cooperativos que, nas entrelinhas, faziam com que os jovens refletissem os temas propostos – confira os jogos aplicados em Planos de Aula.

Ciclo1travessia.jpgA primeira atividade proposta fez com que os jovens se organizassem de tal forma que conseguissem passar uma ponte sobre um rio imaginário para fugir de um vulcão em erupção – confira o passo a passo deste jogo em Planos de Aula. “Brincando, os participantes acabam aprendendo a trabalhar em grupo e colaborar para o sucesso do grupo”, avalia Marta Medeiros.

Outro jogo aplicado foi o do João-confiança. Essa dinâmica propõe que uma pessoa fique entre dois (ou mais) participantes que deverão segurá-lo, enquanto ele permite-se cair nos braços do colega. “É a antiga brincadeira do João-bobo que conhecemos. Essa atividade tem tudo a ver com o tema família, já que trabalha muito o conceito de confiança e responsabilidade. Se você não tiver confiança no seu colega, não terá coragem de se jogar em seus braços, por exemplo”, explica Luciana Gil.

Ao final dos jogos, os adolescentes avaliaram as atividades e refletiram sobre as “mensagens” de cada jogo. Segundo Michele Silva, o sucesso da dinâmica da Travessia foi o trabalho. "O bom é que conseguimos trabalhar juntos. Sem o apoio de um ao outro não iríamos conseguir." Outra aluna, Ingrid dos Santos, concluiu com uma analogia. “Em casa, em um exemplo prático, é como cada um fazer sua parte nos serviços de limpeza. Outro exemplo é a importância do diálogo. Se não tem conversa, fica tudo mais difícil.”

 

Missão extraclasse

Terminada a tarde de atividades, a equipe Onda Jovem deixou um desafio para os jovens. Organizados em grupo, ou mesmo individualmente, eles deveriam fazer registros de relações familiares, pautados em cinco pilares: amor, relacionamento, diálogo e confiança. A forma não importa – pode ser um desenho, uma fotografia, um poema, etc. -, o desafio é traduzir o conceito em uma imagem ou texto.

O resultado você confere em breve aqui no portal Onda Jovem.

 

Ciclo1jovens.jpg

 

Confira também:

- Encontro de alinhamento com professores do projeto Anchieta

- Plano de aula 'Família e escolhas juvenis'

- Ensaio fotográfico das atividades

comments powered by Disqus