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Sopro em Rá

06/09/2011
Aitividade visa descontrair e aliviar as tensões antes de alguma outra ação.

 

Duração: Aproxidamente 5 minutos

Objetivo:

  • Descontrair e aliviar as tensões dos participantes, preparando-os para a sequência de atividades.

Ideal para desenvolver quais sentidos/conceitos:

  • Relaxar, aquecer e ajudar a turma a se expressar de uma forma diferente da verbal, interagindo com o grupo.

  • Apresenta para os participantes este que é um exercício de Yoga.

Número mínimo e máximo de participantes:

  • Mínimo de 1e máximo de 40 pessoas.

Espaços ideias para aplicação:

  • Espaço que comporte o círculo de pessoas do grupo.

Faixa etária:

  • A partir dos 5 anos.

  • A idade máxima: 50 anos.

OBS.: Pessoas mais velhas que 50 anos podem participar, desde que tenham bom condicionamento físico.

Materiais:

  • Nenhum

Observações:

  • A atividade começa tímida, mas tende a ficar mais animada com o tempo.

Passo-a-passo:

1) Forme uma roda com os participantes em pé.

2) Demonstre primeiramente o movimento, depois peça para que todos façam ao mesmo tempo.

3) Entendendo o movimento: Inspire e, ao mesmo tempo, levante os dois braços, em seguida expire movendo rapidamente os braços em direção ao chão, emitindo em voz alta a sílaba “Rá”.

 

4) No primeiro momento, o sopro em Rá é realizado coletivamente e, em seguida individualmente, em uma sequência. Os participantes podem simular uma “onda” fazendo o movimento.

 

 

 

 

 

5) Para terminar, faça duas ou mais sequências em um ritmo mais acelerado, tornando a dinâmica mais divertida.


Referências:

Brewer, Sarah. Viva Melhor: Relaxamento. São Paulo: Publifolha, 2009.

Hermógenes, José. Auto-perfeição com Hatha Yoga. Rio de Janeiro: Nova Era, 2010.



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