Você está aqui: Página Inicial Acervo Edição 21 Mídia social na escola

Mídia social na escola

O Guia Facebook para Educadores orienta professores no uso da rede social em sala de aula. Em breve, o conteúdo será oferecido em português

12/08/2011

12/08/2011

O Facebook lançou o “Guia Facebook para Educadores”, um material gratuito e fácil de baixar que tem como proposta ajudar professores do mundo todo a entenderem a rede social e utilizarem-na como ferramenta pedagógica em sala de aula. O material, disponível no site (http://facebookforeducators.org), é apresentado por enquanto apenas na versão em inglês. Porém, a rede social informou que já há projetos de tradução e que espera, em breve, oferecer o conteúdo em português.

No site, é possível encontrar tutoriais, dicas e ideias criativas para a utilização do Facebook no universo escolar. A produção do conteúdo teve a participação da especialista americana em educação Linda Fogg Phillips, autora também de um guia da rede para pais.

Segundo Phillips, o Facebook influencia todos os aspectos da sociedade, incluindo a educação. “Os professores estão reconhecendo que precisam ter um melhor entendimento sobre esta rede social e utilizá-la de forma positiva e produtiva”, disse a especialista em comunicado à imprensa.

De acordo com o Facebook, os professores podem manter sua privacidade e interagir profissionalmente com seus alunos utilizando os recursos de grupos e páginas, sem a necessidade de se tornarem amigos dos alunos.

A expectativa é que a rede seja utilizada cada vez mais como ferramenta de apoio às discussões em classe, aumentando a mobilização em eventos e a adesão à causas, além da possibilidade de ministrarem aulas virtuais.

Confira abaixo entrevista com Linda Fogg Phillips, sobre os benefícios do uso das mídias sociais em sala de aula.
Por que há a necessidade desse tipo de guia para professores?

O Facebook influencia todos os aspectos da sociedade, incluindo a educação. Os professores estão reconhecendo que precisam ter um melhor entendimento sobre o Facebook e utilizá-lo de forma positiva e produtiva para apoiar a educação dos alunos do século 21.
Quais são os pontos mais importantes sobre a mídia social que os professores devem saber?

O ponto mais importante é que a mídia social está mudando a maneira como nos comunicamos e interagimos de uma forma inédita. Os professores precisam conhecer e entender essa tecnologia para que sejam capazes de atender às necessidades educacionais dos alunos de hoje. Também precisam saber ensinar e estimular seus alunos a serem bons “cidadãos digitais”.
Como os professores estão utilizando, de maneira positiva, o Facebook e a mídia social na sala de aula?

Os professores que entendem que uma das ferramentas mais poderosas para o ensino é também um meio que promove o entusiasmo pelo aprendizado têm grande capacidade de engajar seus alunos em uma experiência de aprendizado ativa. Alguns professores estão usando o Facebook como uma ferramenta para apoiar discussões em classe, ampliar a conscientização de eventos e causas, estimular a colaboração entre os alunos e encorajar “o aprendizado além da sala de aula”. Alguns também oferecem aos alunos a oportunidade de receberem feedback e informações vindas de seus pares. Isso sem falar da possibilidade de ministrarem aulas virtuais, móveis e mediante solicitação.
Como os professores podem participar da elaboração da política de mídia social de sua escola?

Acima de tudo, os professores precisam ter um bom entendimento da mídia social, incluindo seus benefícios e riscos, para que possam desenvolver uma política de mídia social adequada para a escola. Com esse entendimento, professores e administradores podem realizar discussões regulares para elaborarem uma política de mídia social capaz de apoiar as metas sociais, emocionais e acadêmicas de sua respectiva instituição de ensino. As políticas de mídia social das escolas devem ser revisadas com frequência.

Que tipo de informação os professores poderão encontrar no site FacebookForEducators.org?

O FacebookForEducators.org foi desenvolvido para oferecer aos professores informações atualizadas sobre o Facebook, além de conteúdo sobre como utilizar essa mídia como uma ferramenta de suporte para a educação. Os professores encontrarão tutoriais fáceis de entender, informações mais detalhadas e dicas e ideias criativas sobre o uso do Facebook na educação. O site também oferece acesso direto a especialistas nesse campo emergente e que muda rapidamente.


Fonte: Blog Educação/ O Globo/ Midiassociais.net