Você está aqui: Página Inicial Acervo Edição 21 Jovens rurais na TV

Jovens rurais na TV

Nova temporada da série Diz Aí, do Canal Futura, mostra o que pensam e querem os jovens brasileiros do campo.

11/08/2011

11/08/2011

Quais as aspirações e atividades dos jovens que lutam por melhor qualidade de vida no campo? Como vivem, estudam, se divertem? Que experiências de valorização das suas comunidades lideram ou desejam? São dilemas da juventude rural que o Canal Futura vai mostrar na terceira temporada de sua série Diz Aí, que estreia amanhã, 7, e vai ao ar, na faixa Conexão Futura, às quintas-feiras, às 15h40.

A série Diz Aí foi exibida pela primeira vez em 2008 com o objetivo de mostrar as reivindicações dos jovens sobre os temas que seriam debatidos na 1ª Conferência Nacional de Juventude, realizada em abril daquele ano. De novembro de 2007 a janeiro de 2008, equipes da Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura acompanharam os debates nas Conferências Livres de Juventude em Natal (RN), Conceição das Crioulas (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). Desse material saiu a primeira temporada, que abordou questões do meio ambiente, mercado de trabalho, educação, cultura e participação política.

Na segunda edição, exibida em 2009, o Canal Futura investigou como os jovens estavam organizados e o que pensavam sobre cidadania, meio ambiente, relações de gênero e mercado de trabalho. A nova temporada, com cinco programas, abordará os temas da educação, cultura, identidade, organização e sustentabilidade no meio rural.

Com formato documental, os episódios de curta duração – sete minutos em média – misturam depoimentos de jovens engajados com imagens de ações de mobilização por eles lideradas e cenas cotidianas do meio rural. A consultoria é da professora doutora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) Elisa Guaraná.

Contrariando o senso comum de que a juventude rural deseja migrar para as cidades, a série mostra o engajamento desses jovens na luta pela permanência no campo. As temáticas dos programas foram sugeridas pelos próprios jovens participantes das diversas organizações do meio rural, em consultas feitas pelas equipes de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura, durante encontros de juventude ocorridos em diferentes estados brasileiros.
Debates no território

A terceira temporada Diz Aí terá lançamento especial, no dia 7 de abril, em duas cidades que têm experiências retratadas na série: Candelária - RS e Cametá - PA.

Em Candelária, a partir das 19h, haverá uma mesa com a presença do prefeito da cidade, Lauro Mainardi, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Juarez da Rosa Candido, a representante da Fetag-RS, Josiane Cristina Einloft, e da mobilizadora do Canal Futura, Zilda Piovesan. Serão exibidos os epísódios e após cada episódio haverá um bate-papo com o público.

Em Cametá, a partir das 14 horas, o programa será exibido e haverá um debate sobre os desafios da Juventude Rural no Pará, em especial, no baixo Tocantins.O lançamento é realizado em parceria com a ONG Associação Paraense de Apoio as Comunidades Carentes (APACC).

Participam do evento os jovens entrevistados pelo programa, além da Casa Familiar Rural de Cametá, Universidade Federal do Pará, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e outras organizações convidadas
Distribuição em DVD

Além da exibição no Canal Futura, a série Diz Aí III será distribuída em DVD para instituições, movimentos sociais e outras organizações parceiras do projeto Maleta Futura. O conteúdo ainda estará disponível para download no FuturaTec, a videoteca gratuita do Canal Futura.

Os programas da edição sobre juventude rural foram gravados em regiões do sul, sudeste, centro-oeste e norte do país. Por meio de parceria com a ASA (Articulação do Semi Árido), mais quatro episódios, com temática ligada exclusivamente à juventude rural da região nordeste, serão produzidos até o final do ano.
A ASA é um fórum que reúne mais de 700 organizações da sociedade civil na luta pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semi-árido brasileiro. A organização mantém um extenso histórico de relacionamento com o Canal Futura, em especial no projeto Maleta Futura e na produção da série “Água: vida e alegria no semi-árido”, uma animação voltada para o público infantil
Comunicação para transformar

O Canal Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção televisiva participativa, educativa e inclusiva, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede social em vários estados brasileiros.
Quarenta e um milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs Universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF).

Unidos pelo compromisso do investimento social, são parceiros mantenedores do Canal Futura o Grupo Votorantim, Rede Globo, Bayer Schering Pharma, Confederação Nacional da Indústria (CNI), CNN, FIESP, FIRJAN, Fundação Bradesco, Fundação Itaú Social, Fundação Vale, Gerdau e SEBRAE.
Serviço

Canal Futura

Diz Aí III – Juventude Rural
Estreia: quinta-feira, dia 7 de abril, às 15h40
Número de episódios: 5
Duração: média de sete minutos por episódio
Exibição: semanal (quinta-feira, às 15h40), na faixa Conexão Futura
Reprises: sábado, às 15h50; e domingo, às 8:20h

Fonte: Onda Jovem/ Canal Futura