Você está aqui: Página Inicial Acervo Edição 21 Hip Hop faz encontro em SP

Hip Hop faz encontro em SP

No evento comandado pela Fundação Tide Setubal artistas criarão um trajeto com grafites pelas ruas de São Miguel Paulista. Será no domingo, 27 de março.

11/08/2011

11/08/2011

No domingo, 27 de março, em São Miguel Paulista, a partir de 9h, grafiteiros intervirão na paisagem do bairro. Das 15h às 22h, Tiely Queen comanda a festa no CDC Tide Setubal, com shows gratuitos de Sandrão (RZO), Criolo Doido e da ganhadora do Festival Mulheres MCs, entre outros artistas.

A Fundação Tide Setubal promove em 27 de março, domingo, o 5° Encontro de Cultura Hip Hop, em São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo (SP). Pela manhã, mais de vinte artistas criarão um trajeto urbano com grafites pelo bairro. É a intervenção Um olhar sobre a rua - aprendizagens e percursos. A festa continua, das 15h às 22 horas, no CDC Tide Setubal com shows de rappers, MCs, DJs e B-boys. Dentre as atrações, estão Sandrão (RZO) e Criolo Doido. A mestre de cerimônia será a rapper Tiely Queen.
O objetivo desse evento, aberto e gratuito, que tradicionalmente atrai centenas de jovens, é disseminar a produção local da cultura hip hop no bairro. Artistas da região vão grafitar muros e postes do percurso que vai do CDC Tide Setubal à Nitro-Operária. A intenção é que dialoguem com a paisagem urbana, tematizando questões relacionadas a meio ambiente, dentre outras. Após as intervenções, os grafiteiros seguem para o CDC, onde produzirão painéis com suas leituras sobre as ruas do bairro.

"Os trajetos de grafite socializam essa cultura, contribuindo para a diminuição do preconceito", explica Tião Soares, coordenador de Cultura da Fundação Tide Setubal e idealizador do Encontro. "Ao intervir no espaço público, queremos alterar e humanizar o olhar daquele que está passando pela rua, levando-o à reflexão sobre temas presentes no dia a dia da região em que mora."
Meninas no Hip Hop

Um dos destaques da edição 2011 é a presença feminina. Pela primeira vez em cinco anos, uma mulher -- Tiely Queen -- será mestre de cerimônias do evento. Rapper, produtora cultural e coordenadora do projeto Hip Hop Mulher, ela atua para dar visibilidade à produção feminina no movimento e discute as relações de gênero no hip hop e na sociedade. Haverá ainda apresentações de bandas femininas e das Bgirls-Ju e Cris.

Também subirá ao palco a ganhadora do Festival Mulheres MCs, a ser realizado no dia 25 de março, a partir 18 horas na ONG Ação Educativa, na região central de São Paulo (SP). Este concurso musical premia grupos femininos e mistos de rap, que tenham a mulher como protagonista. Outro critério do concurso é que as letras abordem a temática das relações raciais e de gênero.
Programação variada

O 5° Encontro terá ainda as apresentações musicais de: Causa "P", Criminal Rap, Criolo Doido e Marginals, Kayfaces, Sandrão (RZO), Real Periferia, Buldog, Elvis, Negrito e WDJAY (SNJ). O skate e o basquete garantem a animação nas quadras do CDC. A programação conta com uma exposição de obras do artista visual Pique, que tratam da questão do tempo e do dinheiro.

5° ENCONTRO DE CULTURA HIP HOP

Domingo, 27/03/2011
9h às 14h - Intervenção - Um olhar sobre a rua - aprendizagens e percursos

Percurso: Do CDC Tide Setubal até a Nitro-Operária

Participação: Ana Clara, Armamento Visual, B.Ó, Bozer, Chermie, Dumeem, Eskillo, Fedos, Fernanda Sunega, Fernando RV, Graphis, Ilegal, Lamah, Lan, Lipone, Magrela, Manolo, Negrito, Sipros, Tinho, Tom Bombers, Totó, Xyrox

10h às 17h - Basquete e skate

15h às 22h - Apresentações

Mestre de cerimônias: Tiely Queen

Banda e Rappers: Causa "P", Criminal Rap, Criolo Doido e Marginals, Kayfaces, Sandrão (RZO), Real Periferia e ganhadora do Festival de Mulheres MCs

B-Boys: Contratakbreackers (Rafael e Ninjinha) e B- girls (Ju e Cris)

Djs: Buldog, Elvis, Negrito e W-DJAY (SNJ)

9h às 22h - Exposição: A questão do tempo e do dinheiro são tematizadas na seleção de obras de 2006 a 2011, realizadas pelo artista visual Pique, que emprega as linguagens da pintura, da colagem e do grafite.

Local: CDC Tide Setubal
Endereço: Rua Mário Dalari, 170, Jd. São Vicente, São Miguel Paulista, Zona Leste
Entrada: gratuita
Telefone: (11) 2297-5969
Mais informações: www.fundacaotidesetubal.org.br



Fonte: Assessoria