Você está aqui: Página Inicial Acervo Edição 21 Experiência imperdível!

Experiência imperdível!

Rede global seleciona 10 jovens para acompanhar cientistas em projeto ambiental no Bornéu, ilha do sudeste asiático. As inscrições vão até 14 de março!

11/08/2011

11/08/2011

A rede global de jovens TakingITGlobal, com sede no Canadá e mais de 200 mil participantes no mundo, está selecionando jovens de 18 a 35 anos para uma experiência imperdível: o projeto DesforestaAction, desenvolvido com a parceria da Microsoft, que se propõe a envolver estudantes na preservação de florestas.

Os 10 jovens escolhidos trabalharão ao lado de cientistas na Ilha do Bornéu, na Ásia, durante cinco meses. O objetivo da iniciativa é implantar um programa de proteção de florestas e animais na região.

As atividades envolverão restauração de ecossistemas, conscientização da população sobre os prejuízos do deflorestamento, promoção de subsistência sustentável para as comunidades locais e criação do maior santuário de orangotangos do mundo, espécie ameaçada de extinção. Uma das responsabilidades dos jovens será divulgar a experiência para o mundo por meio de relatos na web.

No mesmo período, os jovens poderão participar de outra atividade que estará se desenrolando em Bornéu. A empresa de produção Virgo Produtions realizará um documentário em 3D sobre a Ilha, em parceria com a National Geographic. A gravação começará em junho de 2011.
Em Bornéu

Segundo pesquisa na web, a Ilha do sudeste asiático, Bornéu é dividida em três partes, a maior pertencente à Indonésia, a segunda maior à Malásia e a menor parte ao Brunei. Com uma área de 751 900 km2, é uma das maiores ilhas do mundo, banhada pelo mar da China Meridional ao norte, pelo mar das Celebes a leste e pelo mar de Java ao sul. São 7 milhões de habitantes, na sua maioria de origem daiaque, malaia e chinesa.

Pouco recortada, os rios e as cadeias montanhosas dispõem-se de forma radial e entre eles estendem-se vastas bacias com planícies aluviais férteis e muito povoadas. Os mangais do litoral e as florestas tropicais quentes e húmidas do interior, em que apenas sobressai o monte Kinabalu, com 4101 m de altitude, fazem de Bornéu um território pouco explorado e de grande futuro econômico. Possui inúmeros recursos naturais (ouro, diamantes, prata, platina, cobre, ferro, mercúrio, estanho, chumbo, zinco e manganésio), mas até ao momento apenas se explora petróleo (no Norte e Leste) e carvão (no Sudeste).

A região tem culturas de arroz, cana-de-açúcar, algodão, borracha, tabaco, coqueiros e palmeiras. A parte sul da ilha está quase por explorar devido à falta de vias de comunicação. Pelo contrário, a parte norte, antigo protetorado britânico, possui 400 km de caminho de ferro e 3000 km de estradas. A maioria dos portos do litoral possui aeródromos.

Como se candidatar

Basta enviar um vídeo, em inglês, de 90 a 120 segundos de duração, contando:

- Seu nome e de onde você é;

- O que significa deflorestamento para você?

- Por que você quer salvar florestas e orangotangos?

- Como você já esteve envolvida/o na proteção do nosso planeta?

- Por que você deve estrelar em um filme 3D e um seriado de TV?

- Seu clipe deve mencionar ou incluir o link para a página www.deforestaction.com

Depois, coloque seu vídeo no YouTube e faça sua inscrição no site: http://gg.tigweb.org/tig/deforestaction/

Procure produzir um vídeo criativo, interessante e dinâmico, pois quanto mais interesse ele despertar em cliques, votos e divulgação, mais atenção receberá dos organizadores do projeto.

A data final para se inscrever é dia 14 de março 2011. Não perca a oportunidade! ´



Fonte: TakingITGlobal