Você está aqui: Página Inicial Acervo Edição 21 É Agora!

É Agora!

Exposição multimídia mostra o talento de jovens carentes para expressar o mundo com as artes da computação gráfica, design, fotografia e vídeo.

11/08/2011

11/08/2011

Os artistas são alunos da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, programa do Instituto Oi Futuro desenvolvido no Rio de Janeiro, que oferece formação profissional a jovens de baixa renda em áreas audiovisuais. Até dia 2 de abril, os formandos da escola exibirão ao público, na mostra É Agora! Exposição Multimídia, seus trabalhos em computação gráfica, design gráfico, fotografia, vídeo e web design.

O evento inclui palestra e debates com personalidades de ponta nas áreas de arte, tecnologia e comunicação. As criações dos jovens seguem o tema “É hora de reinventar o mundo”, que reflete o momento de vida deles: “Na urgência do tempo presente estão as sementes do futuro que pretendem transformar. Se o horizonte ainda lhes parece cheio de incertezas, suas criações são uma resposta a este sentimento”, explica a diretora de Educação do Oi Futuro, Samara Werner.

Os trabalhos abordam o desejo de reinventar o mundo de maneiras diversas, tanto nos conteúdos quanto do ponto de vista das linguagens. “Inovação é o ponto de partida”, afirma Samara.

Aberta ao público em geral, a exposição também pretende atrair profissionais do mercado para que conheçam o potencial dos jovens e sirvam de ponte para oportunidades de trabalho.

“A Oi Kabum forma jovens de baixa renda em áreas audiovisuais, profissões que são muito valorizadas no mundo contemporâneo. É uma satisfação muito grande dar oportunidade a esses novos profissionais e um orgulho mostrar suas talentosas criações, tanto para o público quanto para os profissionais do mercado”, ressalta a diretora de Educação do Oi Futuro.

Confira a programação:

Oi Futuro em Ipanema

30/03

16h - Abertura da Exposição

16h30
“Video mapping: Imagem projetada na arte e na publicidade contemporânea”
Conversa com Mateus Knelsen, DJ e designer de interfaces do Intlab - Laboratório de Linguagens Eletrônicas e Digitais.

18h30
“Mídia e Tecnologia: Qual é o futuro, hoje?” Tendências do mercado da arte e da tecnologia
Mesa 1: TV, Cinema, Fotografia
Milton Guran - Fotógrafo e antropólogo
Ignácio Coqueiro – diretor de TV

31/03

16h
Sessão de Cinema: Curtas da turma de Vídeo

17h
“Mídia e Tecnologia: Qual é o futuro, hoje?” Tendências do mercado da arte e da tecnologia
Mesa 2: Design, Motion, Web
Fred Gelli - Sócio-diretor de Criação da Tátil Design de Ideias
Manuel Falcão - Gerente do departamento de arte e Identidade visual dos canais Globosat
Batman Zavareze - Designer gráfico, curador do projeto Happenings e da Mostra Multiplicidade

30/03 a 02/04

Exposição Multimídia

Computação Gráfica

- Comunidade Carente: Projeções de videografismos. Crítica bem-humorada à expressão "comunidade carente", normalmente associada à favela e à pobreza. Técnicas de Light Paint e Vídeo Mapping.
- Da Da Pilha!: Escultura e animação projetada. Roteiro não-linear sobre conceitos de energia, natureza e impacto ambiental. Inspirado principalmente em poesia concreta, dadaísmo e pixel art.
- Projeta-me: Visitantes da exposição têm sua imagem mapeada e alterada por projeções.

Fotografia

- Pra Cima: Aluna residente do Dona Marta apresenta série de imagens captadas de baixo para cima. Ângulo que não podia ser observado pelos residentes e visitantes, antes da implantação da UPP na comunidade. “Fazer uma foto dessas era super-perigoso”, afirma a autora, Flavia Viana.
- Moda Ralé: A partir do vestuário dos mendigos, uma provocação sobre a estética da moda e da publicidade.
- La Basura: Estética delirante cria simbiose entre o corpo humano e o lixo eletrônico.
- Conexão Mundo: Como nos ligamos ao mundo? Dos meios tecnológicos à convivência com ambientes naturais.
- Marcas da violência: A UPP suprime a violência explítica, mas não apaga vestígios de degradação e abandono. Flagrantes de décadas de descaso no morro Cantagalo.
- Ícones do cinema: Corpos pintados reinventam personagens do cinema gravados no imaginário coletivo.

Design Gráfico

- Si Mesmo: Comunicação visual para projeto de oficinas de reforço escolar, utilizando linguagens artísticas e tecnológicas, além de meditação. O projeto-piloto será na Escola Municipal Marília de Dirceu.
- Borralheira: Grife de roupas sustentáveis com tecidos reaproveitados de sobras de empresas.
- Doutor Roupas: Repaginação de roupas com aplicação de carimbos e tecidos.
- Cutucaí: Projeto multimídia de conscientização ambiental: site com dicas, produtos, vídeos e entrevistas, pretende provocar a disseminação de iniciativas sustentáveis no dia-a-dia.
- Rádio Nosso Som: Comunicação visual e projeto de rádio educativa e interativa: projeto-piloto será implementado no CIEP João Goulart, no Cantagalo.
- Formatura: Material gráfico criado para o evento de conclusão do curso Oi Kabum!.

Vídeo

- Beba: Campanha publicitária inverte discurso do “Se beber, não dirija”, para alertar para os riscos do álcool no trânsito.
- O fim do mundo: Vídeo-reportagem registra opiniões leigas, científicas e esotéricas sobre o tema.
- Game Hero: Videoclipe inspirado no jogo Guitar Hero.
- Pipa: Em uma comunidade não pacificada, uma criança ainda curte o seu mundo sem muita tecnologia. E, mesmo com os perigos de onde mora, vai atrás do que mais gosta de fazer.

Web

- Portfólio Coletivo: Site interativo em estética de colagem, apresenta áreas e profissionais da escola, e dá acesso aos portfólios com os sites criados pelos jovens da turma.
- Realidade Aumentada: Na web e na exposição, tecnologia de projeção sobre imagem de vídeo.
- Web Ataque!: Campanha de divulgação e cobertura da exposição em site e nas redes sociais.

Para saber mais: http://www.oikabum.com.br/#/home/



Fonte: Oi Futuro