Você está aqui: Página Inicial Acervo Edição 12 O que é democracia para você?

O que é democracia para você?

Concurso para jovens, lançado pela rede TakingITGlobal, estimula a produção de vídeos sobre o tema. A idéia é que os vídeos complementem a frase “Democracia é...”.

26/08/2011

26/08/2011

O que é democracia para você? Uma pergunta nada fácil de responder. Mas esse é o desafio lançado pela rede global TakingITGlobal - uma organização internacional liderada por jovens e conectados pela tecnologia - para o concurso The Democracy Video Challenge. Trata-se de uma competição mundial de mídia digital que estimula os jovens a refletirem sobre o tema. A idéia é que, com uma câmera nas mãos, os “novos produtores” façam valer a sua voz e criem vídeos que completem a seguinte frase: “Democracia é: ...”.

Para participar, os jovens deverão ter mais de 18 anos e não é necessário ter experiência ou conhecimentos comprovados de produção e edição audiovisual. Só é preciso muita criatividade para elaborar um vídeo de, no máximo, três minutos de duração. A produção poderá ser de qualquer estilo: ficção, documental, animação etc. Mas, é importante que o vídeo seja em inglês ou ter tradução em inglês (criando legendas para as falas apresentadas). É possível inscrever apenas um vídeo por proponente.

Para criar os vídeos, os jovens poderão utilizar-se de conteúdo próprio, de domínio público ou ter autorizações de cessão de direitos autorais. Não é permitido no concurso vídeos com conteúdo promocional, pornográfico ou que incite à violência. Os vídeos finais deverão ser postados no site Tube www.youtube.com/democracychallenge, com um tamanho de no máximo 100 MB, até o dia 31 de janeiro de 2009.

Os materiais encaminhados pelos jovens serão avaliados segundo critérios como: apresentação e valorização da democracia; criatividade de conteúdo, conceitos e estilos; e qualidade da produção, em relação à imagem, edição, som etc.

Os semifinalistas serão selecionados entre fevereiro e março de 2009. Dentre estes, serão escolhidos 21 projetos finalistas, até o mês de maio. O público então poderá votar. Serão escolhidos sete ganhadores, sendo um de cada uma das regiões - África Subsaariana, Ásia Oriental e Pacífico, Europa, Norte e Leste da África, Sul da Ásia e Ásia Central, e o Hemisfério Ocidental - e um ganhador será de um vídeo postado anonimamente. Os vencedores serão conhecidos no mês de junho.

Os jovens que ganharem o concurso terão direito a uma viagem à Hollywood, Nova Iorque e Washington D.C., onde terão seus vídeos exibidos pela Associação de Diretores da América e a Associação Cinematográfica da América. Em Nova Iorque e Hollywood, os jovens poderão ainda conhecer os estúdios de cinema e televisão e conversar com diretores, técnicos de filmagem e agentes profissionais de talentos. Eles também receberão entradas para o parque de diversões do Universal Studios, em Los Angeles. Em Washington D.C., os ganhadores conhecerão apoiadores da democracia, profissionais da mídia e oficiais de governo dos Estados Unidos.

Durante o concurso, outros eventos serão realizados em paralelo no site www.ymex.org - Youth Media Exchange (Intercâmbio de Mídia Juvenil) - um espaço criado pela TakingITGlobal para que os jovens possam continuar o diálogo sobre o que a democracia representa para eles. Estes eventos irão incentivar os jovens a refletirem sobre os vídeos enviados, usando outras formas de mídia digital como blogs, além de fóruns de discussão.

As regras completas do concurso estão disponíveis no site: www.videochallenge.america.gov. Até o momento, não há tradução para o português. É possível visualizar as informações em inglês, espanhol, francês, entre outros idiomas.