Você está aqui: Página Inicial Acervo Edição 11

Edição 11

14/03/2012

Professores

Data de Circulação: 01/06/2008

“Não há idéia milagrosa”

Diretora da escola de ensino médio mais bem avaliada na rede paulista, Mirtes Machado diz que resultado não tem segredo, mas trabalho no dia-a-dia

Apoio estratégico

Quatro projetos indicam caminhos para estimular o interesse dos jovens pelo estudo

Aprendendo a aprender

Quatro estudantes debatem como a relação entre professor e aluno faz diferença na aprendizagem

Coração de estudante

Os alunos de ensino médio querem professores competentes e respeitosos, mas admitem as dificuldades de manter essa delicada relação

Elo frágil

Entre a universalização do ensino fundamental e a elite do nível superior, o ensino médio se fragiliza no atendimento à juventude

Energia própria

A capacidade de mobilização dos jovens pode ser posta a serviço da aprendizagem

Interesses comuns

Dois professores e uma cidadã colhem os frutos dos esforços pela educação juvenil

Ordem na cabeça

Entrelaçada a fatores que vão da cultura educacional à participação da família, a disciplina juvenil requer espaço para o diálogo e o entendimento dos conflitos

Parcerias saudáveis

A colaboração entre educadores e agentes de saúde pode fortalecer a promoção dos direitos juvenis, incluindo os sexuais e os de redução de danos causados pelas drogas

Território do saber

A condição juvenil contemporânea faz da escola um espaço de vivências a ser encarado como um caminho, e não um problema, para a educação

Um diálogo truncado?

Pesquisas indicam que alunos e professores valorizam aspectos diferentes da educação, produzindo incompreensão e frustração

Vias de fato

O mau relacionamento entre alunos e professor que chega à violência quase sempre tem um histórico que começa com pequenas agressões